Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.
O provável retorno das fitas cassete


            Pesquisas realizadas pela Fujifilm e IBM revelam que as antigas fitas cassete podem estar de volta logo logo nos computadores atuais, e substituir os HD’s. As fitas podem armazenar cerca de 35TB – terabytes – em uma pequena caixa de 10x10x2cm, além de gastar 200 vezes menos energia elétrica para a gravação de dados.
            Mas o alvo para tal pesquisa, por enquanto, não é o consumidor casual mas, para o maior telescópio de rádio do mundo, Square Kilometre Array (SKA), que será preparado para bombear cerca de 1 petabyte por dia – cerca de um milhão de gigabytes – que será ativado em 2014.
            Usando essas fitas, deverá haver um corte enorme do consumo de energia já que tais só utilizam energia em processo de leitura e gravação de dados, o contrário dos convencionais discos rígidos, que consomem energia a todo tempo.
            Um dos únicos contratempos do uso das fitas é que elas possuem uma velocidade muito inferior aos HD’s, pois devem ser lidas por um mecanismo robótico que deve ler exatamente onde os dados estão gravados. Mas um sistema de leitura chamado “Linear Tape” está em desenvolvimento para adquiri uma maior velocidade de leitura de dados e ser comparado aos discos rígidos atuais.

0 comentários:

Postar um comentário

Se for usada qualquer ofensa ou palavra de baixo calão, seu comentário será removido!